SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10¿CÓMO LLEGAR A SER MUJERES? La escuela como lugar para producir diferenciaPRODUCCIÓN ESCRITA DE CUENTOS EN CLASES DE MATEMÁTICAS DESDE LA PERSPECTIVA DE LA SOLUCIÓN DE PROBLEMAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

EVANGELISTA, Anderson Pereira  y  GONCALVES, Rafael Marques. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da norma. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020065.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1233.

O ensaio teórico-reflexivo aqui empreendido busca nos levar a compreensão em termos conjunturais dos movimentos e força-tarefa que resultou no apagamento dos descritores gênero e diversidade sexual na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Partindo do pressuposto de que o currículo é uma seleção intencional de conhecimentos; nos deteremos sobre os interesses e grupos que os advogam, ao tencionar no processo de construção da Base, e com isso, atingir seu objetivo de censurar aquilo que consideram uma ameaça. A reflexão percorre um caminho militante, e é tecida sob o foco de resistência, sendo este o chamamento nas considerações.

Palabras clave : Currículo; Gênero e Diversidade; LGBT.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )