SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10GENDER AND SEXUAL DIVERSITY IN THE COMMON NATIONAL CURRICULAR BASIS: absent descriptors that make abject bodies violating society’s unspoken rulesAN EXAME OF THE RELATIONSHIP BETWEEN MATHEMATICAL AND SCIENTIFIC MODELING FROM A BIBLIOGRAPHICAL STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTOS PORTELA, Márcia da Silva  and  OLIVEIRA, Carloney Alves de. PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020066.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1266.

Este estudo, fruto de uma dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL), propõe reflexões sobre a produção escrita de contos nas aulas de Matemática, na perspectiva da resolução de problemas, no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir da produção de contos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou como método a pesquisa-ação e como campo empírico uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, na cidade de Rio Largo/AL. Envolveu 35 alunos na faixa etária de 10 a 13 anos e usou como dispositivos de produção de dados observação participante, questionário aberto e produções textuais dos alunos. Os resultados revelaram indícios da potencialidade das atividades propostas na intervenção para a produção escrita dos contos, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas, aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.

Keywords : Leitura e produção de contos; Ensino da Matemática; Resolução de Problemas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )