SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10GÉNERO Y DIVERSIDAD SEXUAL EN LA BASE CURRICULAR NACIONAL COMÚN: ausentes descriptores que hacen que los cuerpos que violan la norma sean abyectosUNA MIRADA A LA RELACIÓN ENTRE MODELOS MATEMÁTICOS Y CIENTÍFICOS DE UN ESTUDIO BIBLIOGRÁFICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANTOS PORTELA, Márcia da Silva  y  OLIVEIRA, Carloney Alves de. PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020066.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1266.

Este estudo, fruto de uma dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL), propõe reflexões sobre a produção escrita de contos nas aulas de Matemática, na perspectiva da resolução de problemas, no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir da produção de contos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou como método a pesquisa-ação e como campo empírico uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, na cidade de Rio Largo/AL. Envolveu 35 alunos na faixa etária de 10 a 13 anos e usou como dispositivos de produção de dados observação participante, questionário aberto e produções textuais dos alunos. Os resultados revelaram indícios da potencialidade das atividades propostas na intervenção para a produção escrita dos contos, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas, aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.

Palabras clave : Leitura e produção de contos; Ensino da Matemática; Resolução de Problemas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )