SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: descritores ausentes que tornam abjetos os corpos transgressores da normaUM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE AS MODELAGENS MATEMÁTICA E CIENTÍFICA A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SANTOS PORTELA, Márcia da Silva  e  OLIVEIRA, Carloney Alves de. PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020066.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1266.

Este estudo, fruto de uma dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL), propõe reflexões sobre a produção escrita de contos nas aulas de Matemática, na perspectiva da resolução de problemas, no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir da produção de contos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou como método a pesquisa-ação e como campo empírico uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, na cidade de Rio Largo/AL. Envolveu 35 alunos na faixa etária de 10 a 13 anos e usou como dispositivos de produção de dados observação participante, questionário aberto e produções textuais dos alunos. Os resultados revelaram indícios da potencialidade das atividades propostas na intervenção para a produção escrita dos contos, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas, aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.

Palavras-chave : Leitura e produção de contos; Ensino da Matemática; Resolução de Problemas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )