SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10WRITTEN PRODUCTION OF SHORT STORIES IN MATHEMATICS CLASSES FROM THE PROBLEM-SOLVING PERSPECTIVEREFLECTIONS ON THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF AN EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

HALBERSTADT, Fabrício Fernando; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira  and  GARCIA, Isabel Krey. UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE AS MODELAGENS MATEMÁTICA E CIENTÍFICA A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020067.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1224.

O presente trabalho debruça-se sobre como a relação entre as modelagens científica e matemática têm sido abordadas em trabalhos publicados em anais de eventos nas áreas de Educação Matemática e Educação em Ciências. Tem-se por pressuposto que a construção de modelos científicos geralmente requer algum nível de matematização. Descrevem-se os fundamentos, percursos e resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo bibliográfica, na qual se buscou investigar o seguinte problema de pesquisa: como são tratados os temas Modelagem Científica e Modelagem Matemática e suas relações em eventos nas áreas da Educação Matemática e Educação em Ciências? Foram analisados os anais das duas últimas edições do Encontro Paranaense de Modelagem Matemática – EPMEM, do último Encontro Paraense de Modelagem Matemática – EPAMM, da última Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – CNMEM e das duas mais recentes edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Verifica-se que os trabalhos sobre modelagem na Educação Matemática analisados, de uma forma geral, não objetivam construir um modelo científico propriamente dito, buscam exclusivamente a construção de um modelo matemático. As modelagens descritas nos trabalhos publicados nas duas edições do ENPEC analisadas visam unicamente à construção dos modelos científicos. Esse resultado mostra a necessidade de pesquisas que possam caracterizar e diferenciar cada um dos processos, e buscar ações interdisciplinares que possam evidenciar as relações conceituais entre a matemática e as ciências, promovendo o avanço da aprendizagem em todos os níveis de ensino.

Keywords : Modelagem Matemática; Modelagem Científica; Pesquisa Bibliográfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )