SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10AN EXAME OF THE RELATIONSHIP BETWEEN MATHEMATICAL AND SCIENTIFIC MODELING FROM A BIBLIOGRAPHICAL STUDYTHE PEDAGOGICAL IDEALS PRESENT IN TEACHER EDUCATION SUPPORTED BY PROUCA: a critical reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, Jéssica Francine Ferreira da; SOUZA, Ana Paula Gestoso de  and  BRAGA, Andréia Barboza. REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020068.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id886.

Este trabalho, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise de um memorial de formação. Investigamos a trajetória de formação de uma professora da Educação Infantil, participante de um projeto de extensão. Buscamos analisar e compreender as experiências relatadas em seu memorial de formação e, desse modo, procuramos identificar e observar indícios da construção de sua identidade profissional. O memorial revelou que as experiências que a professora teve, fez e pensou sobre foram altamente significantes para a sua formação profissional e para a construção de sua identidade docente. Nas revelações de indícios que permeiam a construção de sua identidade profissional observamos que dois contextos se destacam: formação docente e prática.

Keywords : Educação Infantil; Identidade Docente; Memoriais de Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )