SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES ENTRE AS MODELAGENS MATEMÁTICA E CIENTÍFICA A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICOOS IDEAIS PEDAGÓGICOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DO PROUCA: uma reflexão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, Jéssica Francine Ferreira da; SOUZA, Ana Paula Gestoso de  e  BRAGA, Andréia Barboza. REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020068.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id886.

Este trabalho, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise de um memorial de formação. Investigamos a trajetória de formação de uma professora da Educação Infantil, participante de um projeto de extensão. Buscamos analisar e compreender as experiências relatadas em seu memorial de formação e, desse modo, procuramos identificar e observar indícios da construção de sua identidade profissional. O memorial revelou que as experiências que a professora teve, fez e pensou sobre foram altamente significantes para a sua formação profissional e para a construção de sua identidade docente. Nas revelações de indícios que permeiam a construção de sua identidade profissional observamos que dois contextos se destacam: formação docente e prática.

Palavras-chave : Educação Infantil; Identidade Docente; Memoriais de Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )