SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10REFLECTIONS ON THE CONSTRUCTION OF THE PROFESSIONAL IDENTITY OF AN EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERSocial entrepreneurship for community development in Mexico: the case of The Center for Sustainable Community Development (CEDECOSU) of CREFAL in Pátzcuaro, Michoacán. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, Josemar Farias da  and  BACAL DE OLIVEIRA, Selma Suely. OS IDEAIS PEDAGÓGICOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DO PROUCA: uma reflexão crítica. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020069.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1262.

O presente texto trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado acerca do Programa um Computador por Aluno (PROUCA). De cunho bibliográfico e documental, a análise dos documentos foi inspirada na Psicologia Sócio-Histórica, a partir de onde compreendemos as políticas educacionais enquanto fluxos de discursos e embates que se dão na sociedade, sempre em referência a um contexto social construído histórico e culturalmente. A análise aqui empreendida foi focada na formação de professores desenvolvida no âmbito do programa. Permitiu evidenciar as apropriações neoliberais que se dão no campo educacional relacionadas ao uso do computador, bem como a filiação ideológica dos pressupostos pedagógicos que sustentam e advogam o uso, cada vez maior, das tecnologias na educação e as formações empreendidas neste sentido.

Keywords : Tecnologias na Educação; PROUCA; Psicologia Sócio-Histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )