SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTILEmpreendedorismo social para o desenvolvimento comunitário no México: o caso do Centro de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (CEDECOSU) do CREFAL em Pátzcuaro, Michoacán. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, Josemar Farias da  e  BACAL DE OLIVEIRA, Selma Suely. OS IDEAIS PEDAGÓGICOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DO PROUCA: uma reflexão crítica. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020069.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1262.

O presente texto trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado acerca do Programa um Computador por Aluno (PROUCA). De cunho bibliográfico e documental, a análise dos documentos foi inspirada na Psicologia Sócio-Histórica, a partir de onde compreendemos as políticas educacionais enquanto fluxos de discursos e embates que se dão na sociedade, sempre em referência a um contexto social construído histórico e culturalmente. A análise aqui empreendida foi focada na formação de professores desenvolvida no âmbito do programa. Permitiu evidenciar as apropriações neoliberais que se dão no campo educacional relacionadas ao uso do computador, bem como a filiação ideológica dos pressupostos pedagógicos que sustentam e advogam o uso, cada vez maior, das tecnologias na educação e as formações empreendidas neste sentido.

Palavras-chave : Tecnologias na Educação; PROUCA; Psicologia Sócio-Histórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )