SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10THE PEDAGOGICAL IDEALS PRESENT IN TEACHER EDUCATION SUPPORTED BY PROUCA: a critical reflectionCenters for afro-brazilian studies: two proposals on the decolonization of learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

IBARRA, Miguel Rodrigo González. Empreendedorismo social para o desenvolvimento comunitário no México: o caso do Centro de Desenvolvimento Comunitário Sustentável (CEDECOSU) do CREFAL em Pátzcuaro, Michoacán. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020071.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1465.

O objetivo deste artigo é analisar a importância do empreendedorismo social para o desenvolvimento da comunidade e destacar a experiência do Centro de Desenvolvimento Comunitário Sustentável do CREFAL (CEDECOSU), localizado em Pátzcuaro, no estado de Michoacán, México, para a construção de projetos comunitários, empreendedorismo e participação educacional. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de análise teórica e sistematização empírica dos projetos Crescer sua comunidade, Gestão do desenvolvimento comunitário e Produção orgânica sustentável entre 2012 e 2014, segue-se que o CEDECOSU foi instituído como motor para promover iniciativas da comunidade para enfrentar os problemas de exclusão social e educacional baseados nos princípios da economia social e solidária.

Keywords : Empreendedorismo Social; Desenvolvimento comunitário; Centro de Desenvolvimento Comunitário Sustentável; CREFAL-Michoacán.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )