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Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SANTOS, Sônia Beatriz dos  e  SILVA, Joselina da. Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020072.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1476.

O presente artigo busca refletir, sob uma perspectiva decolonial, sobre duas experiências de educação antirracista desenvolvidas no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEAB-UERJ) e no Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (N’BLAC-UFRRJ). Ambas as propostas buscam se afirmar enquanto projetos acadêmicos e práticas de intervenção do modelo de formação de professoras (es) que se alicerça nas experiências étnico-raciais, culturais e de gênero dos afrodescendentes no Brasil, um modelo que contribui para desconstruir currículos ocultos de estigmatização, marginalização e desumanização das pessoas negras na sociedade.

Palavras-chave : Educação decolonial; Decolonialidade; Perspectiva negra; NEABs.

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