SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Black culture and antirracist education in the school curriculum: potentialities of educational work through literatureJoaquim Nabuco’s and Luís Gama’s projects of abolition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

COSSI, Itamar. Política de assimilação: Peça fundamental para a propagação do colonialismo, racismo e categorização de raça em Angola, a partir da análise da narrativa de Primo Narciso, de António Antunes Fonseca. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020077.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1377.

Considerando o atual cenário social e institucional dos países africanos, ex-colônias de Portugal, uma das possibilidades para o desenvolvimento de estratégias de combate ao colonialismo, racismo e qualquer tipo de discriminação nestes territórios, são as narrativas contemporâneas consideradas decoloniais. A obra Primo Narciso de António Antunes Fonseca (2010) é uma tática de sensibilização a respeito da história da luta pela libertação do povo angolano das amarras do sistema colonial, que pela política de assimilação propagou estereotipos, os quais serviram para generalizar a categorização de raça. Um dos objetivos da literatura de Fonseca, é a reflexão sobre os problemas sociopolíticos, econômicos e culturais presenciados em Angola durante e depois da colonização. Este artigo tem como aporte a literatura pós-colonial de Fonseca, que é um elemento primordial contra práticas coloniais, como a política de assimilação que era base do sistema portugués de hierarquia em Angola e que transformou o sujeito angolano, durante anos em uma mercadoria.

Keywords : Assimilação; Raça; Colonialismo; Racismo; Decolonialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )