SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Assimilation policy: Fundamental piece for the spread of colonialism, racism and categorization of race in Angola, based on the analysis of the narrative of Primo Narciso by António Antunes FonsecaAfrican philosophy to afro-refer the curriculum and belonging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTOS, Sales Augusto dos  and  FARIA, Luis Gustavo de Paiva. Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020078.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id848.

Objetivando contribuir com o estudo da história e cultura afro-brasileiras e, consequentemente, apondo-se à colonialidade do poder e do saber, neste artigo visamos comparar os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e de Luís Gama, realizando um levantamento parcial de suas respectivas características e pressupostos. Assim, verificamos diferenças e semelhanças entre as suas propostas e seus posicionamentos políticos e ideológicos para concretizá-las. Sustenta-se o argumento de que o projeto de abolição assumido por Nabuco, entendido aqui como um representante das elites dirigentes daquele contexto histórico, é diametralmente oposto ao projeto de Luís Gama, ex-escravizado que logrou ser poeta e advogado antiescravista. Ambos agem como intelectuais orgânicos de suas classes de origem. O primeiro defendia que a abolição fosse conduzida pelos homens livres, mas deliberada no Parlamento; portanto, sem a participação dos/as escravizados/as e com o objetivo último de embranquecer o Brasil. O segundo defendia que a conquista da liberdade tivesse participação efetiva dos/as escravizados/as, incluindo a possibilidade de uso da violência, como, por exemplo, o assassinato dos senhores pelos/as escravizados/as.

Keywords : Luís Gama; Joaquim Nabuco; projeto de abolição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )