SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Grupo de Estudios Afro-brasileños y Indígenas – GEABI y la formación de professores en el estado de PARÁEscolarización de niños con discapacidad intelectual: problematizaciones sobre el currículo y el contenido escolar en el ciclo de alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

LIMA, Reinaldo Feio; SILVA, Neomar Lacerda da  y  SOUZA, Ilvanete dos Santos de. Contribuições de produções acadêmicas nacionais sobre educação matemática inclusiva. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e02008.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id938.

Esta pesquisa tem por objetivo compreender como os estudos sobre Educação Matemática Inclusiva (EMI) apresentam-se em pesquisas que discutem esta temática no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa interpretativa. Para isso, utiliza-se os princípios do Mapeamento na Pesquisa Educacional, na perspectiva de Biembengut (2008). Após o mapeamento das cinco últimas edições do EBRAPEM, identificamos um total de cinquenta e seis artigos publicados nos anais dessas edições e que discutem sobre a Educação Matemática Inclusiva. Percebemos, ainda, que a cada edição desse evento o número de pesquisas que versam sobre essa temática está diminuindo, mesmo sendo um tema emergente na área de Educação Matemática. As análises realizadas a partir desses estudos possibilitaram a configuração de três eixos temáticos: (1) Estudos com estudantes; (2) Estudos com professores; e (3) Estudos com usos de recursos didáticos/tecnológicos. Em síntese, as pesquisas sobre Educação Matemática Inclusiva no EBRAPEM recaem seu foco em estudos com estudantes, seguido dos estudos com a formação de professores, e o menos explorado, os usos de recursos didáticos/tecnológicos, o que reforça a necessidade da continuidade de investigações nesse campo de estudo.

Palabras clave : Educação matemática inclusiva; Mapeamento; Ebrapem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )