SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetizaçãoO que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

CARDOSO, Lucélia Valda de Matos  e  SALES, Elielson Ribeiro. O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020083.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id973.

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado na qual teve como objetivo desenvolver um material manipulativo como recurso para o processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como metodologia o estudo de caso, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao ensino e aprendizagem do discente. Os resultados obtidos demonstraram que o uso do material manipulável possibilitou aprendizado significativo do aluno, por meio da compreensão dos conceitos matemáticos das noções básicas de Geometria Analítica.

Palavras-chave : Geometria Analítica; Materiais Manipulativos; Ensino e Aprendizagem de Cego.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )