SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Manipulable material in teaching and learning analytical geometry basics for a blind studentTeachers knowledge in education in detention: multi-referential approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacional. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020084.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id976.

O texto objetiva explorar as discussões sobre currículo e inclusão em parte da produção científica nacional, inferindo abordagens e indicadores. Para consecução de tal objetivo, foi realizada uma pesquisa analítico-reconstrutiva, pautada pelo procedimento da análise de conteúdo e referenciada na constituição de um corpus empírico formado por trinta e sete (37) artigos de divulgação científica publicados no Portal de Periódicos da CAPES. Tais artigos foram examinados em seus aspectos de forma e conteúdo. No que diz respeito aos aspectos de forma, foram destacados e problematizados dois atributos: a natureza e o foco das pesquisas. Já, nos aspectos de conteúdo, os artigos foram examinados a partir de três atributos, identificados como: tema, condução narrativa e abrangência. Como conclusão, o texto apresenta os indicadores e as pautas emergentes referidas nos artigos, divididas em três grandes temas: a) a ênfase no necessário planejamento individualizado; b) o enfoque às flexibilizações e adaptações curriculares quando do desenvolvimento das rotinas escolares para alunos PAEE e, c) a uníssoma defesa dos artigos em torno da construção de um currículo suficientemente flexível para atender os alunos PAEE, na Educação Básica.

Keywords : Currículo; Inclusão; Produção Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )