SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10What do i do to this boy? Discussions about curriculum and inclusion in national scientific productionAliens in twin-frontier schools: curricular practices in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

DENARDI, Vanessa Goes; CONCEICAO, Letícia Carneiro da  and  LIMEIRA, Carolline Septimio. Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020085.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id971.

Este artigo consiste na investigação de um habitus pedagógico de atendimento educacional em contexto de privação de liberdade, buscando desvendar as relações entre escolhas curriculares e o imperativo da inclusão escolar e social. O ponto de reflexão situa-se na análise de saberes e sujeitos envolvidos nesta práxis, centralizando os olhares para o devir docente. As análises partiram do enfoque da multirreferencialidade, utilizando metodologia qualitativa para elaboração de entrevista semiestruturada respondida por cinco professores que atuam no Complexo Penitenciário de Florianópolis, bem como uma bricolagem com documentos e fontes levantadas. Esse estudo permitiu compreender a centralidade de uma concepção emancipatória de educação para que se atinjam os objetivos da inclusão e ressocialização.

Keywords : Multirreferencialidade; Habitus; Devir.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )