SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10¿Qué hago con este niño? Discusiones sobre el currículum y la inclusión en la producción científica nacionalAlienígenas en escuelas de fronteira gemela: el caso de las prácticas curriculares en cuestión en el municipio de Jaguarao, Rio Grande del Sur, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

DENARDI, Vanessa Goes; CONCEICAO, Letícia Carneiro da  y  LIMEIRA, Carolline Septimio. Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020085.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id971.

Este artigo consiste na investigação de um habitus pedagógico de atendimento educacional em contexto de privação de liberdade, buscando desvendar as relações entre escolhas curriculares e o imperativo da inclusão escolar e social. O ponto de reflexão situa-se na análise de saberes e sujeitos envolvidos nesta práxis, centralizando os olhares para o devir docente. As análises partiram do enfoque da multirreferencialidade, utilizando metodologia qualitativa para elaboração de entrevista semiestruturada respondida por cinco professores que atuam no Complexo Penitenciário de Florianópolis, bem como uma bricolagem com documentos e fontes levantadas. Esse estudo permitiu compreender a centralidade de uma concepção emancipatória de educação para que se atinjam os objetivos da inclusão e ressocialização.

Palabras clave : Multirreferencialidade; Habitus; Devir.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )