SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10O que eu faço com esse menino? Discussões sobre currículo e inclusão na produção científica nacionalAlienígenas em escolas de fronteira gêmea: práticas curriculares em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

DENARDI, Vanessa Goes; CONCEICAO, Letícia Carneiro da  e  LIMEIRA, Carolline Septimio. Saberes docentes na educação em privação de liberdade: um enfoque multirreferencial. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020085.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id971.

Este artigo consiste na investigação de um habitus pedagógico de atendimento educacional em contexto de privação de liberdade, buscando desvendar as relações entre escolhas curriculares e o imperativo da inclusão escolar e social. O ponto de reflexão situa-se na análise de saberes e sujeitos envolvidos nesta práxis, centralizando os olhares para o devir docente. As análises partiram do enfoque da multirreferencialidade, utilizando metodologia qualitativa para elaboração de entrevista semiestruturada respondida por cinco professores que atuam no Complexo Penitenciário de Florianópolis, bem como uma bricolagem com documentos e fontes levantadas. Esse estudo permitiu compreender a centralidade de uma concepção emancipatória de educação para que se atinjam os objetivos da inclusão e ressocialização.

Palavras-chave : Multirreferencialidade; Habitus; Devir.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )