SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Teachers knowledge in education in detention: multi-referential approachTeaching in history in senior high school in a regular school with the presence of a deaf student author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach  and  SILVA, Renan Cardozo Gomes da. Alienígenas em escolas de fronteira gêmea: práticas curriculares em questão. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020086.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id972.

A presença de alunos estrangeiros em instituições brasileiras está garantida pela Lei nº. 6.815/1980. No entanto, considerando o distanciamento entre o cotidiano fronteiriço e as escolas de fronteira, a presente pesquisa pretende investigar em que medida as práticas administrativo-pedagógicas desenvolvidas nas escolas de fronteira contemplam as especificidades dos alunos fronteiriços uruguaios. Para isso, realiza-se uma investigação de caráter exploratório em escolas públicas do município de Jaguarão/RS. Tem-se como principal problemática o modo como um sujeito oriundo de um outro país e que possui outra língua materna convive e se adapta às práticas pedagógicas institucionalizadas, vivenciando um processo de ensino e de aprendizagem destinados a nativos (brasileiros). O suporte teórico desta pesquisa está, sobretudo, em Santomé (1995) e Sacristán (2000), no que se refere às práticas pedagógicas e ao currículo escolar, Silva (2009) no que tange às relações entre currículo e poder. Percebe-se o quanto algumas normativas do campo da educação poderiam ser vetores de mudanças paradigmáticas em direção à interculturalidade e, ao mesmo tempo, o quanto os currículos das escolas continuam reverberando práticas homogeneizadoras ou, no máximo, multiculturais, que visam integrar sem dissipar os territórios de poder/saber.

Keywords : Escolas de Fronteira; Alunos Fronteiriços; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )