SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Aliens in twin-frontier schools: curricular practices in questionTeaching reading strategies in the classroom from the 5th and 8th years of elementary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

PERALES, Heloisa Lima  and  AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020087.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id967.

Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.

Keywords : Fontes Históricas; Ensino de História; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )