SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Alienígenas em escolas de fronteira gêmea: práticas curriculares em questãoEnsino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

PERALES, Heloisa Lima  e  AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020087.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id967.

Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.

Palavras-chave : Fontes Históricas; Ensino de História; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )