SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10La enseñanza de historia en una escuela secundaria con presencia de estudiantes sordos. El caso de natal, rio grandel del norte, brasilMapas conceptuales en la enseñanza de las matemáticas: experiencia em la educacion juvenil y adulta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

DIESEL, Aline; MARTINS, Silvana Neumann  y  REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020088.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1246.

Este estudo buscou conhecer, entre outros aspectos, como as estratégias de leitura são ensinadas na sala de aula. Para a investigação, de cunho qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras de Língua Portuguesa do 5º e do 8º anos, vinculadas a uma escola municipal de Ensino Fundamental situada em Marques de Souza/RS. O aporte teórico está fundado em Solé (1998), Kato (1985), entre outros. Como resultados, evidenciou-se que as ações didáticas que, na opinião das professoras, promovem o ensino da leitura são: ‘horas de leitura’, contação de histórias, atividades avaliativas para cobrar as leituras realizadas e a praça literária. Nessas práticas, percebem-se situações significativas, como o estímulo à formulação de hipóteses e à inferenciação. No entanto, tais práticas quase não levavam em conta o ensino de estratégias metacognitivas, pois a maioria de suas ações eram inconscientes, isto é, sem um propósito definido.

Palabras clave : Ensino de estratégias de leitura; Ensino Fundamental; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )