SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Teaching reading strategies in the classroom from the 5th and 8th years of elementary educationPedagogical coordinators: who are these professionals? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

VIEIRA, André Ricardo Lucas. Mapas conceituais no ensino de matemática: experiência na educação de jovens e adultos. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020089.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1230.

Este estudo analisa o mapa conceitual como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática. Concebe o mapa como elemento possibilitador da aprendizagem significativa segundo a teoria de Ausubel (2003). Tem por objetivo compreender como os estudantes de uma turma, na modalidade Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos logram aprendizagem de polígonos a partir do uso que o professor faz do mapa conceitual enquanto uma estratégia didática de ensino. A pesquisa envolveu oito estudantes de uma escola pública estadual do interior baiano. Trata-se de um estudo de base qualitativa, que prima por analisar e descrever fenômenos da subjetividade humana, como o da aprendizagem. O método em que o estudo se desenvolveu é o estudo de caso, tendo o questionário e a observação como dispositivos de recolha de dados, a partir da realização de uma oficina que envolveu a construção dos mapas. O estudo evidenciou, dentre outras coisas, que o mapa conceitual possibilita uma apreensão de conteúdos na área de matemática, favorecendo ao estudante a condição de organizar o conteúdo aprendido, de modo a perceber as relações hierárquicas e estruturais de sentidos e conceitos que envolvem um determinado conteúdo em matemática, no caso em tela deste trabalho, polígonos.

Keywords : Mapa conceitual; Aprendizagem significativa; Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )