SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Reflexiones sobre la formación docente y la política de valorización en la contemporaneidad brasileñaFormación de profesores en el curso de pedagogía de la UFBA y su actuación en la perspectiva inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

COSTA, Dalianne Lobo da; FRANCA, Rosângela de Fátima Cavalcante  y  BUENO, José Lucas Pedreira. Formação, profissionalização e identidade docente do supervisor de estágio do curso de Fisioterapia. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020094.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1473.

Os contextos de atuação da área de Saúde exigem profissionais com formação generalista, conhecimentos técnico-científicos, postura ética, práticas humanizadas e com visão crítico-reflexiva. Partindo dessa premissa, esta pesquisa visou analisar a formação pedagógica do supervisor de estágio dos cursos de Fisioterapia, em Porto Velho/RO e as contribuições desse profissional para a formação dos fisioterapeutas, envolvendo também aspectos atinentes à identidade docente e à profissionalização. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa, realizada em duas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Os resultados apontaram que a formação pedagógica para a supervisão de estágio se dava pela “autorreflexão da prática diária da preceptoria”, no acompanhamento do contato direto dos estudantes com os pacientes, pelos exemplos dos professores que tiveram ao longo do processo de escolarização e pelas semanas pedagógicas, que ocorriam esporadicamente ou semestralmente nas IES. Mediante tais resultados, conclui-se que é necessária uma ressignificação pessoal, política e social acerca da importância e consequências da formação pedagógica do docente da área da Saúde do Ensino Superior, principalmente, do supervisor de estágio dos cursos de Fisioterapia, para haver a institucionalização do comprometimento com a formação crítica e humanizada dos egressos.

Palabras clave : Formação docente; Supervisor de estágio de Fisioterapia; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )