SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Formation, professionalization and teaching identity of the internship supervisor of the Physiotherapy courseMuseological exhibition “Transformations: the Amazon and the anthropocene” Knowledge objects and their relationship with science teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

UZEDA, Sheila de Quadros  and  BARBOSA, Regiane da Silva. Formação de professores no Curso de Pedagogia da UFBA e a atuação docente na perspectiva inclusiva. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020095.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1235.

O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada por meio de estudo descritivo de caráter qualitativo que tem como objetivo discutir a formação de professores no curso de pedagogia da UFBA para atuar com estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). A pesquisa foi realizada considerando a grade curricular do curso e a opinião de estudantes sobre o tema, obtida a partir da aplicação de questionário. As respostas foram organizadas em categorias e demonstram que os estudantes em formação consideram que a inclusão escolar é relevante, mas para efetivá-la é necessário investir em formação de qualidade e a concentração do tema em poucos componentes curriculares não contribui com o preparo desses profissionais. Diante disso, os estudantes pontuaram a necessidade de oferta de mais componentes e/ou a transversalização do tema na grade curricular, além de oportunidades de relacionar teoria e prática por meio de estágios na área, o que diminuiria a sensação de despreparo e medo, apontadas pelos participantes da pesquisa e também por professores que atuam em escolas de educação básica, como demonstram outros estudos sobre o tema. Evidencia-se a necessidade de repensarmos a formação de professores pedagogos, preparando-os para atuar e consolidar a inclusão escolar.

Keywords : Formação de Professores; Graduandos em Pedagogia; Inclusão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )