SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10The offer of higher education by Amazonian countryside Federal Universities: from UFPA to UFOPA in Santarém-PA/BrazilTHE POLICY CICLE AS A THEORETICAL AND METHODOLOGICAL APPROACH FOR THE STUDY OF EDUCATIONAL TERMINALITY PROGRAMS IN ARGENTINA: reception and enactment of the FinEs Plan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

OLIVEIRA NOBREGA, Maria Rozeleide de  and  SUDERIO, Fabrício Bonfim. ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020099.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1264.

O ensino de Biologia tem encontrado dificuldades para cumprir o seu objetivo de levar os estudantes a aprender de forma satisfatória, sobretudo em relação a alguns conteúdos considerados mais complexos. No sentido de superar essa problemática, algumas práticas pedagógicas podem ser efetivas, como o uso de sequências didáticas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficácia de uma sequência didática com metodologia prática e lúdica como facilitadora do ensino e da aprendizagem da anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. A abordagem foi qualitativa e consistiu na aplicação de uma sequência didática como forma de mediar o processo de ensino aprendizagem. A coleta dos dados baseou-se em observações sistemáticas, além de aplicação e análise de questionários semiestruturados. A pesquisa fora realizada com 44 estudantes de uma escola profissionalizante da rede pública estadual da cidade de Tauá, Ceará. A sequência didática foi estruturada em três momentos pedagógicos, utilizando-se de estratégias metodológicas variadas, como jogo, animações e atividades práticas. A análise dos dados revelou que a metodologia proporcionou um ganho expressivo no aprendizado do conteúdo abordado, favorecendo o envolvimento, a participação e o interesse nas aulas. Pôde-se concluir que a sequência didática apresentou grande potencial como facilitadora da aprendizagem, sendo confirmada a sua eficácia na abordagem do ensino de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular.

Keywords : Ensino de biologia; Aprendizagem interativa; Ensino e pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )