SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10THE POLICY CICLE AS A THEORETICAL AND METHODOLOGICAL APPROACH FOR THE STUDY OF EDUCATIONAL TERMINALITY PROGRAMS IN ARGENTINA: reception and enactment of the FinEs PlanINTERPRETATIVE MANIFESTATIONS OF CHEMISTRY STUDENTS ON CONTEXTUALIZATION IN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY TEACHING (STS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

CARDOSO, Bruna da Silva  and  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. “EU ESTUDO PORQUE É UMA COISA QUE ME DÁ PRAZER, SATISFAÇÃO, GOSTO”: a escola em narrativas de professores de Araguaína-TO. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020101.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1320.

Este artigo tem como objetivo analisar as histórias de vida de quatro professores/as para compreender as lógicas de relação com o saber e a escola, bem como seus desdobramentos na construção do ser professor/a. A História oral foi o caminho teórico-metodológico que fundamentou a investigação das narrativas de escolarização de professores da rede estadual de ensino da cidade de Araguaína-TO. Nesta pesquisa, evidenciou-se a importância da escola como espaço-lugar de formação na construção do ser professor/a e a relação com a família e com professores/as foram narradas, pelos/as entrevistados/as, como momentos formadores e marcantes.

Keywords : História oral; Narrativas; Relação com o saber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )