SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EL CICLO DE LAS POLÍTICAS COMO ENFOQUE TEÓRICO Y METODOLÓGICO PARA EL ESTUDIO DE PROGRAMAS DE TERMINALIDAD EDUCATIVA EN ARGENTINA: recepción y puesta en acto del Plan FinEsMANIFESTACIONES INTERPRETATIVAS DE LOS LICENCIADOS EN QUÍMICA SOBRE LA CONTEXTUALIZACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (CTS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CARDOSO, Bruna da Silva  y  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. “EU ESTUDO PORQUE É UMA COISA QUE ME DÁ PRAZER, SATISFAÇÃO, GOSTO”: a escola em narrativas de professores de Araguaína-TO. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020101.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1320.

Este artigo tem como objetivo analisar as histórias de vida de quatro professores/as para compreender as lógicas de relação com o saber e a escola, bem como seus desdobramentos na construção do ser professor/a. A História oral foi o caminho teórico-metodológico que fundamentou a investigação das narrativas de escolarização de professores da rede estadual de ensino da cidade de Araguaína-TO. Nesta pesquisa, evidenciou-se a importância da escola como espaço-lugar de formação na construção do ser professor/a e a relação com a família e com professores/as foram narradas, pelos/as entrevistados/as, como momentos formadores e marcantes.

Palabras clave : História oral; Narrativas; Relação com o saber.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )