SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10INTERPRETATIVE MANIFESTATIONS OF CHEMISTRY STUDENTS ON CONTEXTUALIZATION IN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY TEACHING (STS)ALIGNING FREIREAN THOUGHT WITH HUMAN BEING: analysis of word frequency in the book Pedagogy of Autonomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, Fabrício Oliveira da  and  ALVES, Ingrid da Silva. CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020104.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1499.

Este artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.

Keywords : Aprendizagens experienciais; Homologia; Formação inicial; Docência na educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )