SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10MANIFESTACIONES INTERPRETATIVAS DE LOS LICENCIADOS EN QUÍMICA SOBRE LA CONTEXTUALIZACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (CTS)LA ALINEACIÓN DEL PENSAMIENTO FREIREANO CON EL SER HUMANO: análisis de frecuencia de palabras del libro Pedagogía de la Autonomía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SILVA, Fabrício Oliveira da  y  ALVES, Ingrid da Silva. CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020104.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1499.

Este artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.

Palabras clave : Aprendizagens experienciais; Homologia; Formação inicial; Docência na educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )