SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10PIBID CONTRIBUTION TO PROFESSIONAL PRACTICE: learning of teaching by homology in initial teacher educationPRACTICE IN CRÍTICA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DA DIDÁTICA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SILVA, José Pedro Guimarães da; SERPA E SALES, Maria Julieta Fai  and  CAVALCANTE, Maria Marina Dias. O ALINHAMENTO DO PENSAMENTO FREIREANO COM O SER HUMANO: análise de frequência de palavras do livro Pedagogia da Autonomia. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020105.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1500.

Na envergadura do cenário atual, uma parcela da sociedade atribuiu a Paulo Freire o juízo de doutrinador, questionando suas ideias e supondo que suas obras possuem o intuito de reproduzir um comunismo apontado como chaga, motivo pelo qual este artigo posiciona-se politicamente em defesa deste educador. Mesmo porque, consoante a lógica freireana, o posicionamento é uma atitude política. Nesse intuito, apresentam-se dados que ratificam a preocupação de Paulo Freire com uma Pedagogia pautada em ideais de valorização do ser humano. O objetivo geral direciona-nos a discutir conceitos da Pedagogia Freireana a partir das sete palavras mais frequentes no livro Pedagogia da Autonomia. Com relação à metodologia, esta pesquisa enquadra-se no enfoque qualitativo com a utilização da modalidade de análise lexical, circunscrita ao método de análise de conteúdo. Os dados foram obtidos através da utilização do programa de análise qualitativa Nvivo®, por meio da investigação de frequência de palavras. Por fim, o exame dos dados permitiu-nos debater a dialogicidade entre os sujeitos, conhecimentos e práticas necessários à práxis pedagógica, bem como outros princípios pedagógicos discutidos por Freire.

Keywords : Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; Análise Lexical.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )