SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10INTERPELLATIONS TO THE INTERCULTURAL CURRICULUM - LAW 11.645 / 2008: the pajé in the classroomMULTIPLE AND DIVISORS: an experience using a Math board game author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

LIMA, Najra Danny Pereira  and  HORA, Cássia Leal da. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO BÁSICO PARA ALFABETIZAÇÃO (IAR): aplicabilidade para crianças com transtorno do espectro autista. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020108.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1501.

Avaliação inicial de repertório é uma ferramenta importante para o planejamento de ensino e pode auxiliar na inclusão escolar de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. O IAR foi desenvolvido para avaliar repertório comportamental, pré-requisito para alfabetização de crianças com desenvolvimento neurotípicos. Este instrumento de avaliação é considerado uma ferramenta de avaliação eficaz, simples e de rápida e fácil aplicação. O objetivo do presente trabalho foi verificar a aplicabilidade do IAR em crianças com TEA. Participaram três meninos diagnosticados com TEA, com idades entre 8 e 9 anos, alfabetizados e matriculados no 2º e 3º ano fundamental do ensino regular. A aplicação do instrumento e a interpretação dos resultados foram realizadas a partir das instruções fornecidas no manual de aplicação do IAR. Ao final da avaliação, P1 apresentou desempenho indicativo de ‘muita dificuldade’ na maioria das áreas do instrumento (8 do total de 13). P2 demonstrou ‘muita dificuldade’ ou ‘alguma dificuldade’ em 10 áreas e P3 apresentou “alguma dificuldade” em 8. Esses resultados, aliados a outras medidas de pouco engajamento na tarefa, comportamentos disruptivos e padrões de erro, indicam que o formato original da avaliação pode dificultar a realização das tarefas por alunos com TEA. Futuros estudos deveriam investigar se adaptações ao instrumento poderiam torná-lo aplicável a alunos com o diagnóstico de TEA.

Keywords : Avaliação; Pré-requisitos para alfabetização; IAR; Transtorno do Espectro Autista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )