SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10INSTRUMENTO BÁSICO DE EVALUACIÓN DEL REPERTORIO PARA LA ALFABETIZACIÓN (IAR): aplicabilidad para niños con trastorno del espectro autistaBIOLOGÍA CELULAR, EDUCACIÓN ANTIRRACISTA Y CURRÍCULO DECOLONIAL: experiencias didacticas innovadoras en la formación inicial en la carrera de ciencias biológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CALDAS, Fernando da Silva; GRACA, Vagner Viana da  y  MARQUES, Valéria Risuenho. MÚLTIPLOS E DIVISORES: uma experiência com o uso do jogo de trilhas. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020109.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1483.

O presente trabalho tem por objetivo relatar o uso de um jogo matemático de trilhas de MMC e MDC, envolvendo conceitos de múltiplos e divisores de um número natural em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação da cidade de Belém – PA. Para tanto, aplicou-se um teste diagnóstico com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, egressos do 6º ano do ensino fundamental, em relação aos conceitos de múltiplos e divisores de um número natural. A partir dessa informação, realizamos um estudo bibliográfico sobre as dificuldades verificadas. Por fim, elaborou-se e aplicou-se uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, por meio da utilização do jogo "Trilha do MDC e do MMC”. Após a aplicação do jogo percebemos maior envolvimento dos alunos, concentração e determinação em relação à resolução dos desafios que se colocavam. Tal percepção foi fundamental para compreendermos que precisamos diversificar as estratégias e metodologias para o trabalho com os conteúdos de matemática no Ensino Fundamental.

Palabras clave : Jogos matemáticos; Ludicidade; Ensino-aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )