SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10MULTIPLE AND DIVISORS: an experience using a Math board gameYOUTH AND ADULT EDUCATION: popular claims for education that decreases social distances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

DA SILVA (BARUTY), José Antônio Novaes. BIOLOGIA CELULAR, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CURRÍCULO DECOLONIAL: experiências didáticas inovadoras na formação inicial no curso de ciências biológicas. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020110.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1315.

O presente artigo apresenta experiências didáticas realizadas no campo da Biologia Celular, em específico da Citologia, visando cumprir orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996), que inseriu mudanças nos currículos escolares após a promulgação da Lei nº 10.639/2003 – Educação das Relações Étnico-Raciais, História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Nesse sentido, na formação inicial – primeiro semestre – de discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, foi utilizada uma metodologia com o propósito de aplicar de forma inovadora a referida Lei. Como resultado, tivemos a apresentação de 34 trabalhos por 120 discentes no formato de painel que foram apresentados à comunidade acadêmica, relacionados aos seguintes temas: preparação tecidual, Saúde da População Negra, personalidades negras e estruturas celulares. As atividades foram norteadas pelas perspectivas da Educação Antirracista e Colonialidade/Decolonialidade que propõem a descolonização dos currículos, buscando a superação do eurocentrismo que ainda está fortemente presente no sistema educacional brasileiro.

Keywords : Biologia celular; Educação antirracista; Inovação curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )