SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10CELLULAR BIOLOGY, ANTI-RACIST EDUCATION AND DECOLONIAL CURRICULUM: innovative teaching experiences in initial training in biological sciences courseTHE COORDINATOR'S PEDAGOGICAL ROLE AND CONTINUED TEACHER EDUCATION CENTRED IN THE SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

BARROS, Rogério Feitosa; FRANCA, Rosângela de Fátima Cavalcante  and  FARIA, Wendell Fiori de. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020111.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1478.

Avanços impulsionados pelas lutas populares sugerem a necessidade de um debate em prol de uma formação que atenda à realidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse contexto, este estudo teve por objetivo analisar como a formação dos alunos da EJA pode contribuir para a sua participação ativa nas questões sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada no período de 2018 a 2019. Em relação ao tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, dessa forma foram criadas categorias a priori e a posteriori em consonância com os objetivos da pesquisa e de acordo com a similaridade das respostas dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores da EJA, de escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Velho-RO. Os resultados evidenciaram que o conhecimento sistematizado poderá proporcionar aos alunos da EJA a participação ativa em situações que envolvam seus direitos e deveres. Nessa perspectiva, conclui-se que é necessário que a formação destes se efetive com a problematização dos conteúdos, alinhada à realidade sociocultural real dos alunos e com a melhoria das condições materiais de trabalho nessa modalidade de ensino.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Direitos Humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )