SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10BIOLOGÍA CELULAR, EDUCACIÓN ANTIRRACISTA Y CURRÍCULO DECOLONIAL: experiencias didacticas innovadoras en la formación inicial en la carrera de ciencias biológicasEL PAPEL PEDAGÓGICO DEL COORDINADOR Y LA FORMACIÓN CONTINUA CENTRADA EN EL PROFESORADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

BARROS, Rogério Feitosa; FRANCA, Rosângela de Fátima Cavalcante  y  FARIA, Wendell Fiori de. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociais. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020111.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1478.

Avanços impulsionados pelas lutas populares sugerem a necessidade de um debate em prol de uma formação que atenda à realidade dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse contexto, este estudo teve por objetivo analisar como a formação dos alunos da EJA pode contribuir para a sua participação ativa nas questões sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada no período de 2018 a 2019. Em relação ao tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, dessa forma foram criadas categorias a priori e a posteriori em consonância com os objetivos da pesquisa e de acordo com a similaridade das respostas dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores da EJA, de escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Velho-RO. Os resultados evidenciaram que o conhecimento sistematizado poderá proporcionar aos alunos da EJA a participação ativa em situações que envolvam seus direitos e deveres. Nessa perspectiva, conclui-se que é necessário que a formação destes se efetive com a problematização dos conteúdos, alinhada à realidade sociocultural real dos alunos e com a melhoria das condições materiais de trabalho nessa modalidade de ensino.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Direitos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )