SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: as reivindicações populares por uma educação que possibilite a diminuição das distâncias sociaisMAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Uma estratégia potencialmente significativa para o processo didático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BRUNS, Juliana Pedroso; BUSNARDO BUEMO, Eliani Aparecida  e  RAUSCH, Rita Buzzi. O PAPEL PEDAGÓGICO DO COORDENADOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CENTRADA NA ESCOLA. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020112.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1280.

Esta pesquisa teve por objetivo, analisar o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores centrada na escola, em um Colégio da rede privada de ensino, localizado em uma cidade do interior do Vale do Itajaí (SC). Foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar do curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e de campo. Participaram da pesquisa 13 professores que atuavam no Ensino Fundamental I. Aplicou-se inicialmente um questionário com o objetivo de conhecer os interesses dos professores acerca de temas pedagógicos, para posteriormente ser realizado um momento de formação com eles. Para dialogar com a temática proposta no âmbito da formação continuada de professores, utilizou-se das contribuições de Garcia (1992), Imbernón (2010, 2011), André (1999, 2015), Vaillant e Marcelo (2015), Gatti (2013), Gatti et al. (2019) e Nóvoa (2009). Os resultados evidenciaram que a formação continuada é imprescindível para a qualidade do ensino. No entanto, no dia da formação, mesmo os professores relatando que estariam presentes, muitos não compareceram. Tal acontecimento nos faz refletir que não basta apenas o coordenador pedagógico do Colégio propiciar momentos de formação para seu grupo de professores, mas é necessário que haja uma parceria colaborativa dentro das instituições de ensino e uma consciência de autoformação dos professores.

Palavras-chave : Coordenação pedagógica; Formação continuada de professores; Formação centrada na escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )