SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10CONCEPTUAL MAPS IN SCIENCE TEACHING: A potentially significant strategy for the didactic processHISTORY AND MEMORY: the national security doctrine and school culture of the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (1968-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MACARIO, Rosely de Oliveira  and  GOMES SENNA, Luiz Antônio. O CONTEÚDO DA FORMAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA DA EJA: desafios da ação docente. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020114.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1284.

Este artigo apresenta um estudo que compõe parte de pesquisa enveredada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como fruto de tese de doutorado, que objetiva refletir sobre as vozes que transitam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à parte relacionada ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano). Tal investigação se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta etapa educativa com vistas a refletir sobre as práticas educativas que se configuram nessa etapa de ensino. Pautados em uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade da aproximação entre o conteúdo da formação docente aos alunos presentes na sala de aula, que, embora configurados em situação de diversidade, encontram-se unidos no desejo unânime de aprender as capacidades linguísticas da leitura/escrita na escola, frente aos desafios posto na sociedade contemporânea.

Keywords : Diversidade; Ensino; Leitura; EJA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )