SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10MAPAS CONCEPTUALES EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS: Una estrategia potencialmente significativa para el proceso didácticoHISTORIA Y MEMORIA: la doctrina de seguridad nacional y la cultura escolar de Escuela Técnica Federal de Rio Grande do Norte (1968-1985) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MACARIO, Rosely de Oliveira  y  GOMES SENNA, Luiz Antônio. O CONTEÚDO DA FORMAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA DA EJA: desafios da ação docente. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020114.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1284.

Este artigo apresenta um estudo que compõe parte de pesquisa enveredada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como fruto de tese de doutorado, que objetiva refletir sobre as vozes que transitam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à parte relacionada ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano). Tal investigação se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta etapa educativa com vistas a refletir sobre as práticas educativas que se configuram nessa etapa de ensino. Pautados em uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade da aproximação entre o conteúdo da formação docente aos alunos presentes na sala de aula, que, embora configurados em situação de diversidade, encontram-se unidos no desejo unânime de aprender as capacidades linguísticas da leitura/escrita na escola, frente aos desafios posto na sociedade contemporânea.

Palabras clave : Diversidade; Ensino; Leitura; EJA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )