SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10THE CONTENT OF SCHOOL EDUCATION AND THE EJA CULTURE: challenges for the teaching practiceMilitarization and School without Party: repercussions on the politicalpedagogical project of schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

LIMA, Aline Cristina da Silva  and  MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. HISTÓRIA E MEMÓRIA: a doutrina de segurança nacional e a cultura escolar da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985). Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020115.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1435.

No âmbito educacional, a ideologia da Ditadura, por meio da Doutrina de Segurança Nacional, foi um forte mecanismo de legitimação dos governos militares reverberando em reformas de todas as modalidades e níveis. Especificamente no caso da Educação Profissional, houve mudanças no currículo e acentuação, na rotina escolar, de regras, horários e disciplinamento. Além da forte aproximação com o modelo tecnicista que imprimia uma atmosfera de empresa à escola. Nosso objetivo neste artigo é realizar uma discussão teórica acerca da história oral e memória relacionada a cultura escolar da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte-ETFRN (1968-1985), durante a Ditadura Militar. Dialogamos com Maurice Halbwachs, Michael Pollack e Ecléia Bosi, no que se refere a noção de memória, esquecimento e silêncio. E, no caso da história oral, as obras de Verena Alberti, Sebe Bom Meihy e Suzana Ribeiro, Alessandro Portelli, Ana Maria Mauad, nos deram as bases para a compreensão dos usos da história oral como arte da escuta e integrada aos novos tempos, ao fazer registros não só auditivos, mas também visuais/imagéticos. Associado a oralidade usaremos também outras fontes: escritas e visuais, como jornais da época, fotografias, diários de classe, currículos e etc. Consideramos que não há uma realidade unívoca, a mesma escola que regulava e disciplinava era a que, por meio de vivências múltiplas construía sujeitos críticos e capazes de ir além do saber fazer.

Keywords : História oral; Memória; Ditadura militar; Doutrina de segurança nacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )