SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Militarización y Escuela sin Partido: repercusiones en el proyecto políticopedagógico de las escuelasESCRITOS DE PROFESORES-ALUMNOS EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES: reflexión sobre las dificultades en el manejo de las tecnologías en el curso de extensión de medios en educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FARIAS, Elioenai Santos de Santana  y  VIEIRA, Emilia Peixoto. A ATUAÇÃO DOS CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020117.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1503.

O presente artigo tem como objetivo analisar a função e a atuação dos conselheiros de educação, visando o fortalecimento da gestão democrática da educação de um Sistema Municipal de Ensino (SME). Apresenta desde a institucionalização dos conselhos à atuação dos conselheiros, evidenciando os desafios para o acompanhamento da política educacional em um município na região sul da Bahia. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva histórica e dialética, considerando a compreensão do universal e do particular, em uma relação do todo com as partes. No percurso metodológico utilizou-se da Pesquisa-Ação defendida por Thiollent (2011). Os resultados da pesquisa assinalam que há desafios aos conselheiros de educação na condução de sua função no órgão, como a necessidade de conhecimento da lei e, portanto, de estudo da legislação educacional nacional e local. Ações conjuntas entre os conselhos de educação podem auxiliar a formação de conselheiros e a publicização das funções dos conselhos municipais de educação.

Palabras clave : Conselhos de educação; Participação; Gestão democrática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )