SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10LA ACCIÓN DE LOS ASESORES EN EDUCACIÓN PARA FORTALECER LA GESTIÓN DEMOCRÁTICAEL ENFOQUE DE PAMPA BIOMA Y LOS LIBROS DE ENSEÑANZA: UMA MIRADA DE LOS MAESTROS EM LOS LOS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN TERRESTRE EM RS, BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SILVA, Ângela Aparecida de Souto. ESCRITAS DOS PROFESSORES-CURSISTAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020118.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1475.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) chegaram ao ambiente educacional, porém, ao utilizá-las, surgiram dificuldades no tocante ao desenvolvimento da formação continuada de professores. Diante dessa situação, o presente trabalho foi norteado pela seguinte questão: em que consistiram as dificuldades dos professores-cursistas do Curso de Extensão Mídias na Educação -Ciclo Básico? Partindo desta questão, o objetivo geral foi conhecer as dificuldades apresentadas pelos professores-cursistas durante o Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, intitulada O Diário de Bordo como recurso para reflexão crítica na formação docente no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no ano de 2016. Os dados advêm do Diário de Bordo, disponível no e-Proinfo. Foram sujeitos da pesquisa quatro professores-cursistas, do período de 2006-2007, tendo por lócus os polos de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no estado de Rondônia, sudoeste da Amazônia brasileira. Os resultados apontaram que as dificuldades apresentadas são de natureza operacional, como: conexão lenta de internet, sites bloqueados e falta de tempo. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há formas de superá-las a partir da reflexão sobre a situação no processo de formação do professor-cursista.

Palabras clave : Tecnologias da informação e comunicação; Diário de bordo; Formação continuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )