SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10ESCRITOS DE PROFESORES-ALUMNOS EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES: reflexión sobre las dificultades en el manejo de las tecnologías en el curso de extensión de medios en educaciónEL USO DEL TÉRMINO DESIGN THINKING FOR EDUCATORS EN LA EVALUACIÓN DE UN CURSO DE EXTENSIÓN PARA PERSONAS MAYORES EN EL CONTEXTO DE UNA UNIVERSIDAD ABIERTA PARA ADULTOS MAYORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

PINTO, Luiza Frigo; BACCIN, Bruna Ambros  y  PESSANO, Edward Frederico Castro. O BIOMA PAMPA NOS ANOS INICIAIS: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020119.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1479.

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que investigou a abordagem do bioma Pampa em suas aulas. A metodologia deste estudo foi de cunho qualitativo, realizado em três escolas públicas estaduais do RS. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, e para a análise utilizou-se a Análise de Conteúdo e a Técnica de Nuvens de Palavras. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre a abordagem do bioma Pampa nos livros didáticos, indicados no PNLD 2016 dos anos iniciais. Quanto à análise dos questionários, os resultados inferem que os professores realizam uma abordagem simplificada e pouco contextualizada sobre o bioma Pampa em suas aulas. As justificativas apresentadas nas respostas remetem ao fato desta temática não estar contemplada no plano de estudos das escolas. Com relação à análise realizada nos livros didáticos do PNLD 2016, observou-se a existência de várias coleções disponíveis para a escolha dos professores, porém apenas cinco coleções apresentaram a contextualização da temática bioma Pampa. Destaca-se ainda, a utilização de diferentes recursos metodológicos por parte dos professores, objetivando a melhoria dos processos de ensino. Neste sentido, acredita-se que discussões voltadas aos conteúdos relacionados ao bioma Pampa podem contribuir de maneira significativa para que os estudantes aprendam, ainda nos anos iniciais, a importância desses ecossistemas e desenvolvam atitudes voltadas para a preservação e manutenção da biodiversidade do Pampa.

Palabras clave : Bioma Pampa; Anos iniciais; Professores; Livros didáticos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )