SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EL USO DEL TÉRMINO DESIGN THINKING FOR EDUCATORS EN LA EVALUACIÓN DE UN CURSO DE EXTENSIÓN PARA PERSONAS MAYORES EN EL CONTEXTO DE UNA UNIVERSIDAD ABIERTA PARA ADULTOS MAYORESAPARATO EDUCATIVO PROMOCIONADO POR EL ESTADO PARA LA EMPLEABILIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FERNANDES, Larissa  y  ZIROLDO, Bruno Duarte. O USO DE INFOGRÁFICOS DE GENÉTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020121.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1486.

Infográficos são gêneros de textos multimodais, comumente apresentados no jornalismo em notícias, reportagens ou até em divulgação tecnológica-científica. Por se valer de uma combinação entre linguagens verbal e não verbal, o infográfico é um recurso didático interessante para ser utilizado também no ensinoaprendizagem de jovens do ensino médio. Quando analisamos os conteúdos de genética, observamos nos alunos uma certa dificuldade na compreensão dos conceitos devido a sua complexidade, sendo por esse motivo, o ramo da biologia escolhido como tema para a confecção dos infográficos. Este trabalho visa, portanto, criar e disponibilizar ao menos dez infográficos que contemplem diferentes áreas da genética para educadores e educandos do ensino médio e/ou prévestibulandos da comunidade escolar da cidade de Londrina e região. Aproveitando das facilidades decorrentes da evolução digital, serão criados canais de divulgação por meio de redes sociais e outras plataformas que permitirão a divulgação dos infográficos a outras comunidades mais distantes geograficamente, maximizando o compartilhamento de toda informação gerada. Por integrar de forma proporcional as modalidades de informação e imagem, esperamos com esse trabalho contribuir de maneira efetiva tanto com os professores, na transmissão de conceitos genéticos e de suas peculiaridades de forma mais ilustrativa, quanto com os educandos, na assimilação de conteúdos mais densos, de uma forma mais interessante. Acreditamos também que este artigo é capaz de contribuir com futuras pesquisas na área da infografia e com seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Infográfico; Ensino-Aprendizagem; Genética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )