SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11RURAL SPECIALIZATION COURSES IN THE STATE OF SÃO PAULO IN THE 1930S AND 1940STHE DIDACTIC MOVEMENT IN TEACHER EDUCATION: reverberations of our time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MARRERO, Adriana. HÁ VIDA NA MÁQUINA? NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI E O CASO DO URUGUAI. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020127.  Epub May 10, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1546.

Historicamente, a educação uruguaia sempre foi marcada pelos princípios da universalidade e da igualdade. Com base no direito indiscutível de cada pessoa à educação gratuita, obrigatória e laica, sempre teve como objetivo garantir aos mais humildes e marginalizados o acesso a todos os bens culturais de nossa sociedade. Porém, no século XXI, vemos que na ambição de seu propósito está a razão de seu fracasso. Este ensaio tenta localizar as falhas de um sistema de ensino público que, fingindo ser perfeito, se revelou injusto, exclusivo e reprodutivo.

Keywords : Educação pública; Educação uruguaia; Direito à educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )