SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11¿HAY VIDA EN LA MÁQUINA? APUNTES SOBRE EDUCACIÓN DEL SIGLO XXI Y EL CASO URUGUAYOEL LUGAR DE LA EDUCACIÓN DE LAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIALES EN LOS PROYECTOS POLITÍCOS PEDAGÓGICOS DE DOS ESCOLAS EN EL ESTADO DE PARÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SALES, Maria Julieta Fai Serpa e; VIEIRA, Livia Cavalcante; CAVALCANTE, Maria Marina Dias  y  LIMA, Maria Socorro Lucena. O MOVIMENTO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: reverberações de nosso tempo. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020128.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1530.

Este artigo visa a inspirar discussões acerca da didática como movimento em defesa de uma formação docente de qualidade, no rumo das necessárias mudanças que devem ocorrer para a consolidação de práticas que venham a questionar o meio e assim construir alternativas comprometidas com a dignidade do povo. Isto posto, o estudo debruçou-se sobre o seguinte questionamento: Qual o sentido da didática em nosso tempo? Para tanto, apresentou-se como objetivo refletir sobre as circunstâncias que envolvem a didática na atualidade no horizonte da formação docente. Metodologicamente, a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e teve como método o estudo bibliográfico. O aporte teórico baseou-se em autores como Candau (2020), Freire (2018; 2019), Marin (2018), Pimenta (2019) e Saviani (2008). Destarte, realça a necessidade de discussões permanentes sobre as práticas pedagógicas, ao considerar a didática no âmbito da concepção crítica como via de modificar o cenário atual que obstaculiza a transformação social. Palavras-chave: Didática. Formação docente. Reflexão crítica.

Palabras clave : Didática; Formação docente; Reflexão crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )