SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11HÁ VIDA NA MÁQUINA? NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI E O CASO DO URUGUAILUGAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE DUAS ESCOLAS PARAENSES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SALES, Maria Julieta Fai Serpa e; VIEIRA, Livia Cavalcante; CAVALCANTE, Maria Marina Dias  e  LIMA, Maria Socorro Lucena. O MOVIMENTO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: reverberações de nosso tempo. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020128.  Epub 10-Maio-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1530.

Este artigo visa a inspirar discussões acerca da didática como movimento em defesa de uma formação docente de qualidade, no rumo das necessárias mudanças que devem ocorrer para a consolidação de práticas que venham a questionar o meio e assim construir alternativas comprometidas com a dignidade do povo. Isto posto, o estudo debruçou-se sobre o seguinte questionamento: Qual o sentido da didática em nosso tempo? Para tanto, apresentou-se como objetivo refletir sobre as circunstâncias que envolvem a didática na atualidade no horizonte da formação docente. Metodologicamente, a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e teve como método o estudo bibliográfico. O aporte teórico baseou-se em autores como Candau (2020), Freire (2018; 2019), Marin (2018), Pimenta (2019) e Saviani (2008). Destarte, realça a necessidade de discussões permanentes sobre as práticas pedagógicas, ao considerar a didática no âmbito da concepção crítica como via de modificar o cenário atual que obstaculiza a transformação social. Palavras-chave: Didática. Formação docente. Reflexão crítica.

Palavras-chave : Didática; Formação docente; Reflexão crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )