SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11O MOVIMENTO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: reverberações de nosso tempoA FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS DILEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; REGIS, Kátia Evangelista  e  SILVA, Carlos Aldemir Farias da. LUGAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE DUAS ESCOLAS PARAENSES. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020129.  Epub 10-Maio-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1533.

O objetivo deste artigo, é analisar o lugar da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de duas escolas paraenses, com base em seus documentos escolares, PPPs e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma delas. Recorremos a Bardin (2016) para a categorização dessa empiria. Acionamos Veiga (2003) para a ponderação sobre Projeto PolíticoPedagógico; e sua implementação em Gomes (2012). Para a ERER e a escola, recorremos a Coelho e Coelho (2013, 2018). Concluímos que o trabalho realizado por ambas as escolas possibilita, ainda que de forma pontual, uma discussão junto aos discentes, com vistas à problematização da identidade, racismo e discriminação, embora não reflita a institucionalidade e a implementação da ERER nos documentos escolares.

Palavras-chave : Escola Básica; Educação das Relações Étnico-Raciais; Projeto Político-Pedagógico; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )