SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11DEFINICIONES DEL MUSEO Y LA RELACIÓN CON LA EDUCACIÓN MUSEAL EN LAS DISERTACIONES Y TESIS BRASILERASNARRATIVAS Y REPRESENTACIONES SOBRE LAS PERSONAS SORDAS EN TECNOLOGÍAS VIRTUALES: análisis de videos en el sitio web de YouTube® índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

DORNELLES, Fernanda Reolon Baldiati; CASTAMAN, Ana Sara  y  VIEIRA, Josimar de Aparecido. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: desafios e perspectivas na formação docente. Rev. Exitus [online]. 2021, vol.11, e020133.  Epub 10-Mayo-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1537.

O presente ensaio tem por objetivo refletir a partir de uma contextualização histórica e legal da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sobre os desafios e as perspectivas na formação de seus profissionais. A metodologia empregada pautouse em uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada no método do materialismo histórico dialético e nos objetivos exploratórios e descritivos. Também utilizou-se da técnica bibliográfica narrativa, por meio de obras de autores e comentadores que examinam acerca da formação docente para atuar na EPT. Este ensaio apresenta uma estrutura que pode ser assim descrita: a) trata de uma breve contextualização histórica e legal da EPT no Brasil; b) reflete sobre os desafios e as perspectivas da formação de professores para a EPT; c) apresenta as considerações finais. Conclui-se que a EPT exige uma formação docente constituinte, sistemática e capaz de permitir a articulação e o desenvolvimento equilibrado de saberes gerais e técnicos, estes específicos de um campo da ciência.

Palabras clave : Educação profissional; Formação de professores; Desafios na formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )